LDP

O Laboratório de Desenvolvimento Profissional – LDP foi elaborado para envolver os estudantes matriculados na disciplina Fundamentos e Práticas de Educação Profissional, visando aprofundar os estudos desta disciplina e criar a oportunidade de difusão do conhecimento construído durante o período de estudos. O projeto tem a participação de monitores de extensão, professores do Departamento de Ciencias Humanas e Tecnologias DCHT do Campus XIX da UNEB, especialistas externos e estudantes da Uneb e da Educação Básica do Município de Camaçari. As ações do Projeto não se restringem à área da Contabilidade e se estendem aos cursos de direito e de pós-graduação ofertados
no departamento.

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos sobre a Educação Profissional e o Mercado de Trabalho, ampliando a visão dos estudantes em relação às oportunidades de investir na sua formação acadêmica construindo itinerários formativos, tanto na integralização dos conteúdos do curso, quanto na busca de experiências de iniciação profissional, prática contábil com a utilização de sistemas e programas típicos aplicados no mercado, estágios curriculares e extracurriculares, participação em eventos acadêmicos e científicos e realização de escolhas adequadas à construção do seu perfil pessoal e profissional de acordo com as exigências da sociedade contemporânea.

Justificativa

O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias -Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia prevê a criação de um Laboratório de Desenvolvimento Profissional – LDP que possibilitará o desenvolvimento das competências profissionais a partir de articulações com a comunidade – interna e externa, bem como em parcerias público e/ou privadas que contribuam para a consolidação da formação do Contador. A utilização desse laboratório, obrigatoriamente, será realizada pelos diversos componentes curriculares e organizada pelo Colegiado do Curso e/ou coordenação de área. Além disso prevê também a realização de Atividades Curriculares Complementares, cuja carga horária será integralizada no percurso da formação, permitindo ao estudante diversificar o seu perfil acadêmico de acordo com os seus interesses e necessidades de aprendizagem de temas específicos não, necessariamente incluídos no fluxograma do curso.
Visando contribuir com a concretização destes propósitos elaborou-se o presente projeto, reunindo-se os temas abordados nos estudos da disciplina Fundamentos e Práticas de Educação Profissional e outras disciplinas de cunho profissionalizante, organizando-se atividades diversas, tanto internas de laboratório com o uso de softwares usados no mercado de trabalho, quanto abertas à comunidade acadêmica e apoiadas pelo Colegiado do Curso e pelo NUPE, para aprofundar os estudos sobre o tema do curso e permitir a integralização das cargas horárias de participação, organização e publicação cientifica pelos estudantes que coordenarem e participarem deste evento.

Metodologia

As atividades serão desenvolvidas pelos monitores de extensão e pelos estudantes matriculados na disciplina Fundamentos e Práticas de Educação Profissional, de acordo com a sua ementa e consistirão do estudo teórico dos temas abaixo relacionados, complementado por pesquisa online, práticas de atividades pertinentes a cada área do saber e organização de processos de difusão dos conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico, através de oficinas, seminários, orientações em grupo e individuais. Os monitores de extensão participarão das atividades mediando as relações com o NUPE e com o Colegiado do Curso, visando assegurar a estrutura de organização do evento, divulgação, apoio logístico e certificação dos participantes.

Resultados Esperados

Estudos acadêmicos, pesquisas online e de campo, oficinas, seminários e palestras realizados.

IMPACTOS ECONÔMICOS-SOCIAIS, CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS E/OU AMBIENTAIS

Contribuir para a escolha da trajetória de formação do Bacharel em Contabilidade e Direito do DCHT XIX,
estendendo-se aos estudantes do Projeto Universidade para Todos (UPT) e das escolas públicas do município de Camaçari e seu entorno.

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